segunda-feira, 25 de junho de 2012

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


Apresentação
Introdução descritiva de modo sucinto dos conteúdos relacionados à História da África aspectos relacionados entre as culturas e as historias dos povos do continente africano, a história da ancestralidade e religiosidade africana, as lutas pela independência política dos países africanos, a vida e existência cultural e histórica dos africanos e de seus dependentes fora da África, a importância de tais temas para os alunos, para que ao fim da aula os alunos sejam capazes de identificar os temas relacionados à essa área do conhecimento.

Conteúdos:
• Conceitos básicos aos quais nos remete o tema
• Ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira
• Incluir no contexto dos estudos as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendestes asiáticos, além das de raiz africana e européia
• Valorização da oralidade, da corporeidade e da arte (dança, marcas da cultura de raiz africana, escrita e leitura)
• Educação patrimonial, aprendizado a partir do patrimônio cultural afro-brasileiro, visando  preservá-lo e difundi-lo

Objetivos
• Permitir que os alunos compreendam que o ensino de História e de Cultura Afro-Brasileira, se fará por diferentes meios, inclusive com vistas à divulgação e estudo da participação dos africanos e de seus descendentes em episódio da história do Brasil. Destacando a atuação dos negros em diferentes áreas do conhecimento; de atuação profissional, de criação tecnológica e artística e de luta social
• Fazer com que os alunos entendam o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantia de seus direitos de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias e asiáticas
• Mostrar aos alunos alguns tópicos nessa área de conhecimento

Sugestão Portal do Professor
Estratégias e recursos da aula - Professor essa aula possui um caráter interdisciplinar devido a abrangência e a complexidade da temática tratada, portanto sugerimos o diálogo com as seguintes áreas de saber (Biologia, Sociologia, História, Artes, dentre outras).

Desenvolvimnto da aula:
1º momento: O professor inicia a aula fazendo uma exposição sobre os principais tópicos que serão abordados e a sua importância no contexto geral do tema, em seguida estimula os alunos fazendo-lhes perguntas sobre o que foi explanado.
2º Momento: Exibição do filme - Vista minha pele. 2003. 50 min Joelzito Araújo. Ceert
acesso ao filme por meio do link: http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=46707362.
3º Explanações dialogadas (professor e aluno) sobre os tópicos relacionados ao tema que considera mais importantes para a compreensão educação das relações étnico-raciais.

4º Momento final: O professor fala sobre a ligação entre os tópicos abordados e explica que o objetivo do ensino da História e de Cultura Afro-Brasileira é promover alteração positiva na realidade vivenciada pela população negra e trilhar rumo a uma sociedade democrática, justa e igualitária.
Avaliação
A avaliação dos alunos será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a participação nos diálogos e as intervenções com abordagens dentro do assunto estudado em sala.

SITES PARA SEREM VISITADOS PELO PROFESSOR E PELO ALUNO:
Diálogos contra o racismo – www.dialogoscontraoracismo.org.br
http://www.comitepaz.org.br/durban_1.htm
Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/
A Cor da cultura - http://www.acordacultura.org.br/

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11949







3 comentários:

Geraldo Seara disse...

Gostei muito! Vou repassar aos futuros professores do curso de Letras/Uneb. Parabéns, Denise!

Graci Encarnação disse...

Sensacional! Gostei muitíssimo!... E será repassado para meus professores. A temática é do interesse de todos.
PARABÉNS!!!

Fred Blogando disse...

Parabéns pela sua produção, bastante enriquecedor. Continue assim cabeça pensante...