quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dinâmica da produção e da transmissão dos conhecimentos

Stuart Hall em seus escritos “A identidade cultural na pós modernidade” nos apresenta um sujeito “Pós moderno” como aquele que assume identidades diferentes, pois a estrutura que sustentava este indivíduo é modificada rapidamente, ela é dinâmica muda de acordo com o tempo, podendo também ser reinventada, isto devido ao deslocamento e mudança de valores e símbolos.
Como participante da vivência deste sujeito “pós moderno” a tecnologia tem dinâmica própria, segundo o artigo “O Blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa” de Conceição Aparecida Pereira Barbosa e Claudia Aparecida Serrano da Fundação Armando Álvares Penteado.
Segundo as autoras as ferramentas tecnológica inseridas no processo educacional rompe com a tradição e valoriza o processo do conhecimento tecnológico, o deslocamento do sujeito pós moderno rumo a esse novo saber cria possibilidade facilitadora no processo da apreensão do conteúdo.
O “Conhecimento” trafega provocando inquietações nos intelectuais envolvidos nas formas de apreensão do conteúdo.
Partindo dos antigos, Platão foi o primeiro pensador a demonstrar preocupação com a educação, tendo como ideal a escola pública, através da dialética, o estudo contínuo aos poucos ia se revelando e ao longo dos debates as reflexões iam dando formas as respostas. Para o pensador, a busca por respostas e o entendimento do conteúdo eram fundamentais para manter um forte laço educador/educando, no processo ensino aprendizagem.
As preocupações de Nietzsche acerca do futuro da educação e da cultura são ainda muito atuais. O questionamento atinge a raiz da atual sociedade tecnológica. Que tipo de ser humanos queremos formar? Podemos ainda criar e propor valores em meio e para além dos conhecimentos que circulam no ciberespaço? Para o pensador se faz necessário refletir acerca da dinâmica da produção e da transmissão dos conhecimentos.
O artigo chama a atenção para o fato de o recurso virtual denominado “CIBERESPAÇO” ser o local onde a produção coletiva se encontra. Por se tratar de um ambiente virtual, e por isso mesmo não estar sujeito às limitações espaço-temporais, a comunicação e interação aluno/professor ocorre independentemente de tempo e do espaço. Em função desta característica, percebe-se então a importância do Blog como suporte para aula presencial facilitando assim (segundo as autoras) o processo da aprendizagem:
“A decisão pelo uso do Blog se deu pelo ângulo da sua funcionalidade, ele se diferencia de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chat, instant messages, listas de discussão, etc) justamente pela sua dinamicidade e interação possibilitadas pela facilidade de acesso e de atualização”(Conceição Aparecida e Claudia Aparecida) .
Deve-se considerar as dificuldades que ocorre no percurso com as novas tecnologias inseridas no mundo da Srª Educação.
Alerta para a utilização das ferramentas no cotidiano escolar: É a máquina que não funciona, os mais apaixonados executam seus projetos sem se preocuparem com a falta de preparo do sujeito, é o professor que acha que a máquina pode substituí-lo, portanto, não comparece a instituição de ensino e por fim a fragilidade que a máquina apresenta dando as pessoas o poder de sabotar ou vetar seu uso.
Para o sujeito pós moderno de Stuart Hall o blog é uma possibilidade de resposta a sua movimentação no mundo.
Para as autoras o modelo de educação estática é dissolvido dando lugar para vários caminhos de acesso ao processo de construção do conhecimento no universo educacional.
Para o educador é um desafio no sentido em que o respeito começa com professores preparados para utilizarem a ferramenta como processo de construção do conhecimento sem descartar os métodos tradicionais utilizados.
Para os educandos possibilidades de interagirem e absorverem a real necessidade do Blog no processo de aprendizagem.
“Quando a internet é utilizada como recurso de aprendizagem, a perspectiva de aquisição de informação é ampliada e o professor deve estar pronto para ajudar o aluno a progredir no processo aprendizagem”(Moran)

3 comentários:

Rose França disse...

Deni,
Vc realmente fez uma reflexão pertinente ao assunto sem "viajar" e nos deixar "voando" no assunto. Algumas questões vieram à minha mente e vou aproveitar o espaço do meu blog para comentá-las, gostaria que vc as lesse e depois desse a sua contribuição que é muito importante para mim e toda a comunidade do conhecimento.Vale a pena pararmos um pouco e repensarmos a nossa prática pedagógica além da nossa dificuldade em aceitar o uso de novas tecnologias e trocarmos experiências que tenham obtido sucesso para fazermos delas práticas constantes.
Bjos e bom fds !!!

Mulheres Vencedoras disse...

Denise,

Sua reflexão me fez retomar a minha leitura e escrita em direção a filosofia lendo Sartre,Nietzsche por exemplo, sem sair do tema central que é a educação.Postei um texto sobre qual gostaria que a maior filosofica das minhas colegas lesse e depois desse sua contribuição para a construção dos meus pensamentos filosoficos.
Desejo uma boa semana!!!!
Bjos

CasaemArembepe disse...

Há dinâmica neste blog!! Muito bom!
Você traz reflexões pertinentes e interessantes e o blog está funcionando como um espaço de discussão para além da sala de aula e que possibilita a construção de outros locus e sujeitos de saberes.
Senti falta de você dizer o seu posicionamento: Quem eu educo? Para que? Qual o meu projeto? E a sua reflexão sobre este processo do blog?
Um abraço.
Josely.